• Citologia cérvico vaginal

    Os exames de citologia cérvico-vaginal podem ser efetuados de forma convencional ou através dos métodos conhecidos como citologia em meio-líquido.

    As amostras de citologia convencional são obtidas utilizando uma espátula e uma escova de forma a obter células do colo do útero, para que possam ser espalhadas na lâmina, fixadas e posteriormente observadas.

    Para a colheita de citologia em meio líquido, a amostra é transferida para um meio líquido (fixador), de forma a preservar melhor as células, DNA, RNA e proteínas. A amostra é posteriormente processada com o objetivo de as células ficarem dispostas numa camada fina sem artefatos e sem sobreposição.

  • Citologia oncótica

    O exame consiste na análise de células contidas em líquidos corporais coletados através de punções e secreções para pesquisa de células neoplásicas.

  • Biopsias

    A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno fragmento suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.

    Geralmente, é um exame simples que pode ser realizado em consultório médico, porém em alguns tipos de biópsia é necessário a remoção de órgãos, estas só devem ser feitas por um cirurgião.

  • Imunohistoquímica

    O exame de imuno-histoquímica é utilizado como um estudo complementar do diagnóstico anatomopatológico ou para fins de investigação científica. O processo detecta e analisa componentes tissulares (antígenos – Ag) através da reação de anticorpos específicos (Ac) e uso de cromógenos (reagentes de cor).